Tai Chi Chuan
O símbolo do Tai Chi esconde por trás de sua simplicidade toda a grandiosidade dos processos naturais.
A sua forma é circular. O circulo simboliza a unidade, o seu movimento não tem começo nem fim, é contínuo, não tem cantos nem pontas, tendo como base o movimento circular, a sua evolução, forma espirais e esferas, é o movimento da vida, harmoniosa e total. É o movimento da terra, dos planetas, das estrelas, do universo.
O Tai Chi Chuan teve sua origem na China há milhares de anos, mas os primeiros relatos históricos oficiais ocorreram na época sul e norte (502/557). Está técnica tornou-se mais divulgada através do Taoista Chan San Fan.
Um dia Chan San Fan observou a luta entre a serpente e um grou (ave) sob a luz de sua sábio olhar, enxergou muitas coisas que ao homem comum são invisíveis e passariam despercebidas.
Chan San Fan observou que essa luta encerrava todos os elementos do conhecimento Taoista sobre a natureza, do qual ele tinha uma compreensão profunda. Viu nos movimentos da cobra e do grou, o Yin e o Yang, sua evolução e mutação. Viu na cobra a firmeza que surge da flexibilidade.
Chan San Fan, juntou, relacionou e organizou todo o conhecimento que já tinha sobre a natureza e ao precioso produto deu o nome de Tai Chi Chuan.
O Tai Chi Chuan, portanto é vivenciar o Tai Chi através dos movimentos.
Ao pratica-lo realizamos em cada movimento o Tai Chi o qual se expressa no nosso corpo e espírito. Na circularidade e serenidade de seus movimentos, somos ao mesmo tempo atores e expectadores desse maravilhoso e mágico processo de criação que se realiza em cada instante no nosso corpo.
O Tai Chi Chuan é uma expressão do Tai Chi. O Tai Chi é uma expressão do Tao. O Tao governa todo o universo, rege a evolução e a mutação de todos os elementos da natureza, do seu meio nascem todas as coisas. O conhecimento do Tao e do Tai Chi constitui a essência da sabedoria chinesa sobre a natureza e as leis que as governam.
Esses conhecimentos foram acumulados e transmitidos oralmente pelos * Homens Verdadeiros da China.
Homens Verdadeiros eram chamados os homens que obtinham a compreensão plena das leis naturais, alcançando assim a iluminação.
Segundo Livro dos Iluminados (Shen Ching)
“O homem comum só começa a dar valor a sua saúde quando sua vida está próxima do fim. Só começa a pensar em praticar o bem depois que percebe seus erros. Apenas procura o remédio quando a doença já está presente.”
“As pessoas sábias devem procurar caminhos para prevenir o surgimento dos problemas de saúde e cultivar a longevidade, praticar o bem antes que os maus acontecimentos apareçam, treinar o corpo antes que a doença chegue. Assim faz o verdadeiro praticante do Tao”.
Ricardo Nascimbene
– Graduado em Educação Física;
– Pós Graduado em Psicologia Esportiva;
– Graduado em Nutrição;
– Formação em Medicina Tradicional Chinesa;
– Instrutor de Chi Kung e Tai Chi Chuan.
Professor Ricardo pratica desde 1991 Aikido (O Caminho da Harmonia), uma “Arte Marcial japonesa que tem como objetivo principal nos harmonizarmos com o Universo”, quando também começou a estudar a Medicina Chinesa.
Em 1993 e 1994 foi aluno do Mestre Cao Yim Ming, um dos precursores do Qi Gong no Brasil.
De 2004 a 2007 foi aluno do grande Mestre Taoista Liu Chin Ming, filho do “SER ILUMINADO”, Liu Pai Lim, um dos precursores do Tai Chi Chuan no Brasil.
O Professor Ricardo vem praticando e pesquisando os efeitos dos exercícios terapêuticos orientais, com o objetivo de poder ajudar as pessoas a terem uma melhor qualidade de vida.